SLIDES FOTOS DE MATÉRIAS ACPRODARTE

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pomba Branca que pousou no caixão de Dom Eugenio foi criada em cativeiro

Notícias Gospel Pomba que pousou no caixão de Dom Eugenio foi criada em cativeiro | Noticia Evangélica Gospel
Uma presença inusitada chamou atenção durante o velório esta semana do arcebispo emérito do Rio, Dom Eugenio de Araújo Sales, um homem que lutou a vida inteira pela fé e pelos direitos humanos.
Foi uma pomba branca, que para os cristãos representa o Espírito Santo. Uma pomba branca surge do meio dos fiéis e do cerimonial. Pousa no caixão e fica. Durante todo o trajeto até o altar. O tampo do vidro é retirado. A pomba não se assusta. Logo depois ela está de volta. E vela o corpo de Dom Eugenio Sales, das 11 da manhã às 6 da tarde da terça-feira (10), na Catedral Metropolitana do Rio.
Dom Eugenio dedicou 69 dos seus 91 anos de vida à Igreja. Participou da fundação da campanha da fraternidade e criou pastorais e ajudou perseguidos pelas ditaduras no Brasil e em outros países da América do Sul.
Gente de toda a sociedade se despediu do arcebispo. Inclusive Gilberto. Ele é voluntário da Cruz Vermelha e soube da notícia na manhã de terça e foi representar a organização nas últimas homenagens. Mas no meio do caminho ele fez uma parada.
“Passei por uma loja, um aviário, e vi a pomba branca. Uma pomba significa a paz. Então vamos fazer o seguinte: eu vou comprar a pomba. E eu levei pra lá. Quando eu cheguei falei com o diácono e prontamente achou relevante a ideia, e combinou o seguinte: depois que tocar o hino nacional, eu te dou o sinal e você solta a pomba”, lembra Gilberto de Almeida, voluntário da Cruz Vermelha.
Ele soltou. E ela pousou no ombro do bombeiro. Então Gilberto pegou de volta e soltou mais uma vez.
“Fiquei apavorado, porque ela era pra voar lá fora. E ela foi e ficou”, diz Gilberto.
A pomba ficou no tampo e depois foi recolocada sobre o vidro. E passou a maior parte da terça pertinho do caixão. Essa não é uma pomba como as outras, de rua. Foi criada em cativeiro, existem muitas no Brasil, já que é comum soltar pombos em cerimônias.
“Vai inaugurar alguma uma loja, um batizado na igreja”, explica o aviário Alexandre Pimentel. Levamos um pombo parecido, do mesmo aviário, para um ornitólogo, que é como se chama o especialista em aves.
“Essa aqui é uma variação albina, um animal totalmente sem pigmentação. Ele não é criado para alçar voos longos. Esse animal que ficou em cima do caixão é um bicho que já está acostumado com presença humana então não vai se assustar fácil” diz Guilherme Brito, ornitólogo do museu Nacional.
Para os cristãos, a pomba branca é o símbolo do Espírito Santo e da esperança. Como na história da arca de Noé. A Bíblia conta que, depois do dilúvio, Deus pediu a ele que soltasse uma pomba branca. Ela trouxe um ramo de oliveira, que significa o recomeço dos tempos. A terra firme estava próxima.
A pomba branca também é o símbolo da paz, muito usado nas grandes cerimônias esportivas, como a Copa do Mundo de 1982. No final do primeiro dia do velório de Dom Eugenio Sales, a pomba da Catedral acabou voando para o teto da igreja. E não foi vista desde então. Mas ficou como símbolo de paz e fé.

Nenhum comentário:

xat acprodarte news converse aqui conosco